quinta-feira, 15 de julho de 2010

A hora de mudar : Não deixe a água chegar ao seu pescoço para começar a nadar!

Um comportamento comum que tenho visto com o passar dos anos é relacionado à dificuldade que as pessoas têm tanto na vida pessoal quanto profissional de aceitar, identificar, e implementar mudanças. Normalmente as pessoas esperam estar realmente dentro do buraco para tentar começar a sair. No mundo dos negócios isso não é muito diferente. Muitas empresas fecham por não executarem mudanças a tempo de se manterem vivas.
O mundo dos negócios é um ambiente de constante mudança e adaptação. Os clientes mudam, os costumes mudam, as pessoas mudam, as tendências e gostos mudam, a tecnologia muda, e seu negócio queira ou não, terá que se adaptar a essas mudanças. Isto pode soar clichê, porém é a realidade. Na verdade, o que quero enfatizar nesse texto não é a necessidade de aplicar mudanças ou não (dado que mudar e se adaptar acaba sendo inevitável), mas sim a hora e o modo em que essas mudanças devem ser efetuadas.

Aqui estão alguns sinais que mostram que está na hora de mudar algumas coisas:
  • Seu lucro diminui mês após mês.
  • Seu telefone não toca mais como antigamente.
  • Seus funcionários estão passando mais tempo parados do que antes.
  • Suas vendas vêm caindo e suas dívidas crescendo.
  • Você está tendo dificuldade para fechar negócio com seus clientes.
  • Seus clientes não se mostram mais tão satisfeitos como antigamente.
  • Seus funcionários não mostram mais o mesmo interesse que antes.
  • Clientes têm mais reclamações do que de costume.
  • Seus custos vêm aumentando sem aumentar a produtividade.
  • Bater metas vem se tornando cada vez mais difícil.
É muito importante identificar e implementar as mudanças necessárias enquanto a empresa ainda tem condições financeiras e tempo para fazê-las com calma. Toda mudança precisa de um tempo de ajuste até começar a fazer efeito e gerar resultados. Por tanto, sua empresa precisa ter tempo e dinheiro suficiente para segurar a barra enquanto essas mudanças não fazem o efeito esperado. Em outras palavras, não espere até que a água esteja no seu pescoço para que você comece a nadar! Utilizando essa metáfora mais uma vez, eu diria que não deixe a água passar acima da linha da cintura para começar a nadar para o raso. Aqui está uma pequena lista de coisas que você pode fazer no dia-a-dia para ajudar a identificar com antecedência o momento em que as mudanças devem ser feitas e que tipo de mudanças são necessárias:
  • Faça análises constantes de como seu negócio está indo com o passar das semanas, meses, anos, e compare com resultados anteriores.
  • Tenha sempre metas realistas a serem atingidas.
  • Olhar sempre à frente: trabalhar hoje, mas sempre de olho no amanhã.
  • Peça feedback aos seus clientes: saiba o modo como eles avaliam o seu negócio.
  • Mantenha-se sempre informado quanto as novidades relacionadas ao seu ramo.
  • Não fique procurando desculpas para justificar o porquê seu negócio está indo mal como, por exemplo, “feriados”, “crise”, “maré de azar”, “olho gordo”, “carnaval”, e etc. Reclamar sobre a situação estar ruim, mas não fazer nada para revertê-la é uma falha. Já dizia o ditado “se um negócio falha, a culpa é de sua gerência”.
  • Saiba a diferença entre “má fase” e “falha de adaptação”: se identificar que seu negócio vem perdendo clientes e dinheiro mês após mês, ponha um limite até onde isso pode chegar sem você mudar nada.
Em conclusão, adaptar o seu negócio a esse mundo que está constantemente mudando acaba não sendo uma opção, mas sim uma necessidade. Porém, aqueles que conseguem identificar as mudanças necessárias rapidamente e as efetuam com antecedência acabam andando sempre à frente daqueles que esperam até a situação ficar verdadeiramente complicada para começar a se adaptar.

Conte com a nossa empresa para lhe ajudar, tanto a identificar a hora em que mudanças precisam ser feitas, como também a planejar e implementar as mudanças necessárias. Utilize nosso programa de consultoria online grátis mandando um email para vooemv@gmail.com, ou então nossa consultoria especializada Risk-Free.Visite nosso site (www.vooemv.com) para conhecer as grandes vantagens desse programa.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário