domingo, 1 de janeiro de 2012

Dicas para enfrentar mudanças de carreira em 2012.

O fim de um ano e o início de outro é um período em que a vontade de realizar mudanças se aflora. Aproveitando este período repleto de planejamentos, desejos de mudanças e altas expectativas é interessante lembrarmos que mudanças na carreira podem proporcionar diversas situações que precisamos estar preparados para enfrentar.

Seja iniciando seu próprio negócio, mudando completamente o foco de sua empresa, ou até mesmo mudando de emprego, fazer uma mudança na carreira pode ser um grande desafio. Considere estas dicas quando estiver enfrentando uma mudança na trajetória de sua carreira:

  • Prepare-se para a mudança. Mudanças na carreira envolvem perda de status e de estabilidade financeira. Aceite que ter sentimentos de dificuldade é parte do processo. Prepare-se emocionalmente para os desafios que virão e esteja financeiramente preparado para encarar a fase inicial de sua nova trajetória. Em novos negócios, é natural que se perca no início para que se possa ganhar no médio e longo prazo.
  • Encare o caminho desconhecido. Mudar a trajetória da carreira significa deixar para trás o caminho conhecido e seguro. Você não saberá ao certo que tipo de situações irá enfrentar logo à frente. Porém, isso é o que se arriscar significa. Planeje seus passos considerando cenários variados e mantenha a calma ao encarar adversidades.
  • Use novos parâmetros. Pode ser que na fase anterior de sua carreira você usou dinheiro ou fama como formas de medir o seu sucesso. Porém agora talvez você queira mais autonomia, flexibilidade, ou fazer um impacto positivo no mundo. Tente identificar novas formas de medir seu sucesso após a mudança e associá-las ao seu objetivo principal.
  • Lembre-se do motivo principal. Ao enfrentar dificuldades e situações desconfortáveis, é natural querer desistir e retornar as coisas ao jeito que eram antes. Lembre-se constantemente do motivo principal em querer realizar esta mudança e mantenha viva a vontade de persistir.
  • Escute a sua intuição. É natural que as pessoas a sua volta (familiares e amigos) não te apóiem da maneira como você gostaria. Normalmente as pessoas próximas querem nossa segurança, estabilidade e conforto. Escute a sua intuição e busque conselhos com aqueles que já enfrentaram situações parecidas.

Boa sorte e conte conosco!

Feliz 2012!

Equipe Vôo em V

Acesse www.vooemv.com.br

Este post foi inspirado na mensagem “3 Tips for Navigating a Career Change” da Harvard Business Review de 28 de Outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário