quinta-feira, 26 de agosto de 2010

BUSINESS CASE #1 - O Caso de Dimitri

Esse post irá iniciar uma série de posts sobre casos reais de negócios. O leitor poderá dar sua contribuição dando seu ponto de vista sobre o caso. Participe!


Dimitri tem uma pequena empresa de pintura, carpintaria, e outros serviços de construção e acabamento para imóveis. Normalmente ele trabalha fazendo sozinho os serviços, mas contrata 1 ou 2 assistentes para ajudá-lo quando o serviço é muito grande. Dimitri tem um cliente, Ed, há muitos anos. Dimitri sempre se dedicou e se desdobrou para atender Ed, pois ele constantemente pedia a Dimitri para realizar serviços. Conforme os anos passavam Dimitri e Ed desenvolveram uma relação de confiança.

O que aconteceu foi que certo dia, Ed parou de chamar Dimitri para fazer serviços. Tempo depois, Dimitri descobriu que Ed estava contratando um ex-funcionário de Dimitri para realizar os serviços. Esse ex-funcionário havia roubado Dimitri alguns meses atrás e Dimitri havia comentado com Ed sobre a falta de caráter deste funcionário. Mesmo sabendo disso, Ed passou a contratar o ex-funcionário de Dimitri para fazer os serviços pois ele cobrava muito barato. Dimitri encarou isso como uma traição, pois além de ter parado de pedir serviços para Dimitri, Ed estava contratando um homem que havia roubado de Dimitri.

Algum tempo depois, esse ex-funcionário acabou roubando de Ed, pegou seu dinheiro e sumiu deixando o trabalho por fazer. Então, Ed decidiu ligar para Dimitri para contratá-lo para realizar o serviço por fazer e para voltar a contratá-lo para outros serviços. Dimitri estava decidido a não aceitar, pois se sentiu traído e queria ensinar uma lição a Ed. O que Dimitri deveria fazer? Aceitar ou não? O que você faria se fosse Dimitri? Mande sua opinião!

No próximo post escreverei sobre a resolução deste caso

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma conversa sincera (nada longo) com Ed sobre o barato sair caro e confiança, perguntaria se o que ele pensa que vale mais a pena: Fazer o trabalho com Dimitri ou chamar uma pessoa que cobre mais barato. E faria o trabalho com todo o prazer.

    O importante é deixar Ed chegar à sua própria conclusão.

    O que você faria?

    ResponderExcluir